Sindicato: TAM definirá até dia 8 demissão de 1 mil funcionários


Funcionários protestaram no aeroporto de Congonhas

A TAM Linhas Aéreas informou nesta terça-feira que iniciou negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas para ajustar o quadro de funcionários com até 1 mil cortes de postos de trabalho, todos na tripulação (pilotos, copilotos e comissários). De acordo com o sindicato, na reunião de hoje ficou definida uma assembleia com os funcionários da companhia no dia 8 de agosto para que as condições das demissões sejam apresentadas."Temos um cronograma já montado, sendo que no dia 1º já teremos uma nova reunião. Demos algumas sugestões para a empresa e ela está reunida para discutir. A partir daí teremos reuniões praticamente diárias e, no dia 8 de agosto, vamos nos reunir com os funcionários para apresentarmos como será o processo", afirmou Marcelo Ceriotti, presidente do sindicato.

De acordo com a nota divulgada pela TAM, o objetivo dos cortes é "garantir a sustentabilidade do negócio da empresa, que convive com alta significativa dos custos (dólar e combustível), o que a levou a reduzir a oferta, no acumulado de 2011 até agora, em 12% no mercado doméstico". A companhia também garantiu que nenhum dos voos programados será afetado.

Segundo o sindicato, a TAM deve fazer uma readequação nos cronogramas de voos e diminuir a frequência daqueles considerados menos rentáveis. "A empresa vai tentar se tornar mais rentável, diminuindo os voos não rentáveis e mantendo os voos rentáveis", afirmou Ceriotti.

Após o anúncio dos cortes, funcionários da TAM protestaram no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Eles saíram da sede do sindicato, que fica na avenida Washington Luis, 6.817 - e foram até o aeroporto, onde protestaram no saguão.

"O sindicato está fazendo esforços junto ao governo para evitar as demissões. Tentaremos trazer algum tipo de incentivo à indústria de aviação para tornar o mercado lucrativo, sem a necessidade de demissões", concluiu Ceriotti.

Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assaltantes roubam posto de Gasolina em Serra de São Bento são presos os mesmo são natural de Araruna/PB

Dilma promete estudo para incluir micro-ondas e armário de cozinha no Minha Casa Melhor

“Somos aliados”, diz Charles sobre o deputado Buba Germano