Senador Cássio parabeniza Cacimba de Dentro pelo aniversário de 54 anos


Hoje é dia de festa grande em Cacimba de Dentro, município paraibano encravado na rica região do Brejo, que completa 54 anos de emancipação política,para deleite e satisfação dos seus quase 17 mil habitantes. Pela sua localização no mapa estadual, o município se insere numa zona de transição entre o Brejo e o Curimataú, outra decantada região paraibana. Como em todo o Brejo, Cacimba integra a riqueza verde, também chamado de cinturão verde, pois em toda a área há um bom cultivo de produtos que terminam inseridos na agroindústria do Estado, além da universal agricultura de subsistência. Povo forte, heróico, firme e trabalhador. E, claro, confiante em seu futuro e potencialidades.

De acordo com os registros, Cacimba de Dentro possui 16.748 habitantes sendo 12.288 eleitores, com ligeira maioria a maioria do sexo feninino, o que ocorre na maioria das cidades nordestinas e mesmo brasileiras. São municípios limítrofes, Damião, Casserengue, Araruna, Solânea e o Estado do Rio Grande do Norte. Diz a história que o sítio "Cacimba de Dentro", foi implantado no local onde hoje se encontra a cidade que lhe tomou o nome, por volta de 1880 sendo o primeiro passo para a povoação do lugar.
A origem do nome deve-se ao fato de existirem na propriedade primitiva duas cacimbas de água potável, a "velha" e a "nova", sendo esta última mais para dentro da mata, daí o nome com que foi batizada a propriedade e, posteriormente, o povoado.

Em 1923 o Sr. Pedro Targino da Costa Moreira, considerado o fundador do povoado, sendo responsável pela construção de um mercado público e por abrir uma casa de comércio, além de construir inúmeras casas de moradias que vendia ou alugava às famílias que ali chegavam.

A primeira capela povoado foi construída em 1922. Registre-se agora um fato comum e presente em todo o Nordeste, onde a colonização portuguesa propiciou uma grande interação entre o povo e a igreja-esta muito influenciada pelos Jesuítas. Em Cacimba de Dentro não foi diferente e os seus primórdios também foram marcados por significativa religiosidade. O padroeiro do municipio é Santo Antonio, festejado em 12 de junho. A emancipação é comemorada em 27 de setembro.
.
O povoado passou a ser parte do Distrito de Araruna por volta de 1937, tendo conseguido sua emancipação política através da Lei 2.138 de 8 de junho de 1959 onde no mesmo ano, desmembrou-se do município de Araruna e formou um distrito próprio.

De 2003 a 2009, o Governo Cássio Cunha Lima, que nunca fez nenhuma distinção pelo viéis partidário dos dirigentes municipais, voltou-se também para o municipio, onde foram os principais investimentos em pavimentação urbana, educação, saúde e agricultura estão no centro dos destaques.

O nome Cacimba integra em três indicações geográficas distintas o mapa paraibano. Além de Cacimba de Dentro, a aniversariante de hoje, que é muito influenciada por Araruna e Guarabira, duas importantes cidades polo, há também a Cacimba de Areia, na macro-região de Patos e, ao lado, a simplesmente Cacimbas, vizinha da sua quase homonima e que igualmente situa-se perto de Patos, Teixeira, Desterro, Livramento e Taperoá, municipios largamente conhecidos e queridos em toda a Paraíba.
Laercio Cirne Jornalista via Araruna Online   http://www.paraibaportal.com                                                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bens da TelexFree no Brasil não serão suficientes para pagar divulgadores

TRE mantém proibição de comícios na eleição de Soledade

Jovem e Cacimba de Dentro é baleada no asfalto e morre na entrada da cidade de Damiao