Casos graves de dengue caem 13,82% e melhora o registro de notificações

Os casos graves de dengue na Paraíba registraram uma queda de 13,82% no período de 1° de janeiro a 19 de outubro deste ano na comparação com igual período do ano passado, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (4) pela Gerência Executiva de Atenção a Saúde, que também verificou uma melhora no registro de notificação da doença,
De acordo com os dados divulgados, de 1º de janeiro a 19 de outubro de 2013, foram registrados 131 casos graves de dengue na Paraíba contra 152 casos no mesmo período de 2012. Segundo o boletim, foram notificados 16.557 casos suspeitos de dengue, com 7.028 já confirmados para Dengue clássica e 3.401 descartados. “Em relação ao número de notificações em igual período do ano de 2012, observamos um aumento de 49% (11.101 notificações) das notificações dos casos suspeitos, que vem a ser resultado da melhora na captação dessas informações nos serviços de saúde e ao trabalho realizado pelos técnicos do Estado junto aos municípios”, analisou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).Talita Tavares,
Ela comentou que o número de casos graves da doença não aumentaram e os óbitos se mantiveram no mesmo padrão dos anos anteriores, o que valida que o aumento das notificações por si só não refletem uma situação de gravidade para o agravo. Para Talita Tavares, notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência prevenindo assim os possíveis óbitos evitáveis. “Tendo esse entendimento o trabalho para o agravo não fica limitado apenas na interrupção da transmissão da doença, sendo importante a estruturação dos serviços de saúde para o atendimento aos casos suspeitos e evitando assim os óbitos”, avaliou a gerente.
Talita Tavares explicou que em relação ao boletim anterior foram concluídos 3 óbitos, sendo um confirmado como óbito por dengue em Campina Grande e dois classificados como óbitos por outras causas: um em Esperança e o outro de Campina Grande. Dos 10 que estavam em investigação, restam, ainda, sete óbitos que seguem em investigação pelos municípios e com apoio da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do Estado. Ela lembrou que nesse mesmo período do ano passado o Estado apresentou 19 óbitos concluídos por outras Causas, e com 11 para dengue nos municípios de: Itabaiana (1), Olho d’água (1), Patos (1), João Pessoa (7) e Bayeux (1). 
Ações – Talita Tavares afirmou que todas as gerências regionais foram trabalhadas junto aos municípios para a construção dos planos de contingência e até o próximo dia 11 os técnicos do Estado deverão receber os Planos para assim validarem o processo. “O Estado continua a disponibilizar os veículos com UBV pesado (fumacê) para auxiliar nos trabalhos contra o vetor e nos municípios onde já utilizamos o fumacê os resultados foram positivos com a diminuição da transmissão do agravo, como aconteceu nos municípios de Alagoa Grande e Princesa Isabel e lembrando também que o Estado está investindo na ampliação desses equipamentos. Em 2012, apenas oito máquinas estavam sendo utilizadas e nesse ano de 2013 já contamos com um quantitativo de 17 bombas de UBV pesado”, finalizou a gerente Executiva de Atenção a Saúde da SES.

Secom/PB           Paraíba Portal                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira Fotos da inauguração da nova Pista de Ciclismo do Sitio Viração

Bens da TelexFree no Brasil não serão suficientes para pagar divulgadores

TRE mantém proibição de comícios na eleição de Soledade