Máquinas do PAC 2 usadas em fazenda de político


Uma operação da Polícia Federal apreendeu equipamentos e máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que estavam sendo utilizados irregularmente em uma fazenda no município de Serrita, no Sertão de Pernambuco. Os equipamentos, duas retroescavadeiras e um caminhão caçamba, foram apreendidos no momento em que eram utilizados na reforma de um açude da Fazenda Minador, de propriedade do Secretário de Planejamento do município, Rodrigo Cecílio, que é filho do Prefeito de Serrita, Carlos Cecílio.
Durante a operação, os motoristas foram detidos pelos agentes federais. Segundo o assessor de Imprensa da PF, Giovani Santoro, Rodrigo Cecílio, escapou da prisão em flagrante por não se encontrar no local no momento da operação. O uso irregular dos equipamentos foi confirmado pelo depoimento dos motoristas, que afirmaram terem recebido ordens, tanto do secretário de Planejamento como do secretário de Agricultura do município, Claudivan Araújo, para a execução do serviço. Além disso, os veículos eram abastecidos com recursos da prefeitura em um posto que também pertence a Rodrigo.
Os três veículos apreendidos foram adquiridos pelo Governo Federal e doados à Prefeitura de Serrita para atender às necessidades da população em obras de convivência com o semiárido, perfuração de cacimbas, poços e na construção de estradas vicinais.
O prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD), e os secretários de Planejamento e Agricultura serão intimados para prestar esclarecimentos sobre o uso irregular dos equipamentos. “O prefeito também vai ser notificado porque ele tinha a obrigação de estar colocando os veículos para trabalhar da forma correta, na abertura de poços, reforma de estradas e melhorias para a população mais carente que sofre com a seca  e não para benefício próprio”, disse Giovani Santoro. Caso sejam indiciados e condenados pelo uso indevido dos equipamentos  e pelo desvio de recursos federais em proveito próprio ou alheio, os suspeitos podem ser condenados a penas que variam de 2 a 12 anos de reclusão.
O  prefeito Carlos Cecílio disse ao portal G1 que assinou um decreto, em abril deste ano, autorizando a Secretaria de Agricultura a utilizar as máquinas na limpeza de mananciais visando aumentar a a capacidade de armazenamento de água durante o período de chuvas na região. Ele também teria dito que ainda não foi notificado pela Polícia Federal.
Já o secretário de Agricultura, Claudivan Araújo, disse que as máquinas estão sendo empregadas na limpeza de barreiras, açudes e mananciais que abastecem a cidade e na perfuração de cacimbas desde o mês de maio. Ele também teria confirmado que os equipamentos também realizavam trabalhos em uma propriedade do filho do prefeito, conforme denunciou a PF, mas negou que fosse para beneficiá-lo.
“Fazemos essa ação em mais de cem propriedades. Essa do filho do prefeito já foi utilizada no ano passado inclusive. Decidimos fazer isso para evitar comprar água de outros municípios e conseguir abastecer nossos carros-pipas que levam água para a população”, afirmou ao G1. Ele teria dado ordem para suspender os trabalhos no açude da Fazenda Minador após tomar conhecimento da denúncia.
Serrita possui cerca de 18 mil habitantes e a seca, considerada a maior a assolar o Nordeste nos últimos 50 anos, dizimou 80% do rebanho do município e afetou 100% da agricultura local.
Paraíba Portal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira Fotos da inauguração da nova Pista de Ciclismo do Sitio Viração

Bens da TelexFree no Brasil não serão suficientes para pagar divulgadores

TRE mantém proibição de comícios na eleição de Soledade