Turistas reclamam da insegurança e do lixo nas praias de João Pessoa

Lixo, orla sem iluminação, calçadas desniveladas e falta de segurança. Esses são alguns dos problemas relacionados à infraestrutura apontados pelas pessoas que circulam na orla urbana da Região Metropolitana de João Pessoa. A reportagem percorreu algumas praias da capital e no município de Cabedelo.
A falta de segurança, de coleta de lixo e de iluminação foram os principais problemas comuns apontados pelos entrevistados nas praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa e Intermares (Cabedelo).
Nas orlas e imediações das praias do Cabo Branco e Tambaú, os principais problemas apontados pelos entrevistados foram a segurança e coleta de lixo. Além disso, outros fatores foram mencionados, como falta sinalização e estacionamentos, bem como acerca da infraestrutura das calçadas e saneamento básico.
O taxista José Manoel da Silva, 49 anos, trabalha há nove anos na região da orla do Cabo Branco. Para ele, que também caminha todos os dias na calçadinha, um dos maiores problemas é a calçada.
“ Corro todos os dias, vejo que existem irregularidades, a pedra causa desnivelamento. A coleta de lixo precisa melhorar, principalmente porque é uma praia onde circulam muitos turistas.
Os estacionamentos diminuíram muito, com a recente reforma, reduziram as vagas em 50%. Tenho muita dificuldade para estacionar. A segurança é outro fator, já presenciei assaltos às 17h. Sem falar na iluminação, tem dia que está tudo apagado, ambiente propício a assaltos”, revelou.
O turista de São Paulo Lúcio Flávio Galvão, 69 anos, vem a João Pessoa desde a década de 80, e nesse período de visitas viu muitas coisas mudarem. “Andamos e vemos papéis e outras coisas. A segurança precisa melhorar. Vemos muitos mendigos, desordeiros, não que eu seja contra, mas o Estado precisa agir nesse sentido. Eu ando a pé em Tambaú e vejo que a calçada precisa ser planificada, apresenta riscos, sobretudo aos idosos”, frisou o advogado.
Pela terceira vez em João Pessoa, a aposentada mineira Ana Thereza de Freitas, 56 anos, relata que não vê policiais na praia de Tambaú. “Aqui concentra muita gente, já vi vários casos de roubos e furtos. Tenho medo de caminhar à noite e ser abordada”, comentou.
O esgotamento sanitário também é algo que afeta os comerciantes. O recepcionista de uma pousada do bairro diz que todo mês tem esgoto exalando mau cheiro para os hóspedes e quem passa na região. “Um cheiro muito forte que acaba contaminando a praia. Outro fator é o transporte público que só passa nas ruas atrás da orla e são poucos ônibus, também não temos acesso a táxi. Segurança precária. Já aconteceram muitos assaltos nas pousadas vizinhas”, pontuou Severo Santos da Silva. 
Assaltos nos sinais de trânsito são o principal problema relatado pelo engenheiro civil baiano Sérvio Velho, 51 anos. “Já estive aqui outras vezes e observo o aumento da violência", ressaltou.

Fonte: jornaldaparaiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assaltantes roubam posto de Gasolina em Serra de São Bento são presos os mesmo são natural de Araruna/PB

Dilma promete estudo para incluir micro-ondas e armário de cozinha no Minha Casa Melhor

“Somos aliados”, diz Charles sobre o deputado Buba Germano