Norte e Nordeste são as regiões que mais sofrem com a falta de Saneamento

Serviços como abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo não eram prestados em aproximadamente 30% dos domicílios em todo o Brasil, no ano de 2012. Mais grave ainda é a situação do esgotamento sanitário, de maneira específica. Ao todo, 93,5% não tinham acesso a esse serviço. A maior parte desse déficit está nas regiões Norte e Nordeste.
A população dessas regiões é a que mais sofre com a falta de Saneamento Básico, revela a Síntese de Indicadores Sociais – Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros. A pesquisa, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgada nesta sexta-feira, 29 de novembro.
Segundo o IBGE, apesar de “grande parte da população” ainda não ter acesso ao Saneamento Básico, esse serviço tem apresentado melhoras ao longo dos anos. De 2002 a 2012 houve ampliação do acesso de 7,3 pontos percentuais. O Instituto credita essa melhoria ao aumento da escolaridade e na renda dos brasileiros, por exemplo.
Qualidade de vida

A pesquisa mostrou também que, no ano passado, 40,8% dos domicílios urbanos tinham computador, TV em cores e máquina de lavar. Em 37% havia aparelho de DVD e 34,3% contavam com outros serviços, além da internet. Um total de os 9,2 milhões de domicílios os moradores tinham rendimentoper capita de até meio salário mínimo.

Em relação à Saúde, 24,7% da população têm acesso a planos particulares de saúde. Dez anos antes, esse número era de apenas 17,9%. No entanto, a população que conta com os serviços particulares de saúde se concentrada na Região Sudeste, que detém 64% dos planos.

Fonte:Paraíba Portal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira Fotos da inauguração da nova Pista de Ciclismo do Sitio Viração

Assaltantes roubam posto de Gasolina em Serra de São Bento são presos os mesmo são natural de Araruna/PB

Confira o calendário eleitoral para as eleições de 2014